“Celebridades” do Youtube?

Até que ponto serão as celebridades do youtube verdadeiras celebridades?Eu passo o meu dia quase todo no pc, e obviamente que não passo esse tempo todo a programar, fazer imagens, estudar e aprender coisas (separei o estudar e o aprender coisas propositadamente) – ou seja, trabalho produtivo..

Na verdade, em média devo passar 4 horas por dia a fazer trabalho produtivo.. O que significa que  passo umas 10 horas a fazer trabalho não produtivo.. Ler notícias, ver vídeos, etc.. E um dos sites que mais visito é o Youtube.

Youtube FTW

[tanta coisa para dizer que passo o dia no youtube..]

E há no youtube imensas pessoas que fazem vídeos muito bons e por isso ficam populares e têm imensos subscritores. São os youtubers famosos. Pessoas como o Michael Buckley, Lisa Donovan, Philip DeFranco, Ryan Higa, Lucas Cruikshank, Kevin Wu, Marina Orlova, Cory Williams, Justine Ezarik, e muitos outros.

Todos estes são pagos pelo Youtube/Google para fazer vídeos através do programa de parcerias do Youtube e este é o emprego a tempo inteiro deles. E alguns são bem pagos. O Michael Buckley explicitou no jornal New York Times que num ano ganhou acima de 100.000US$.

iJustine e hambúrguer Carl's Jr. Além dos vídeos, alguns dos youtubers famosos fazem esporadicamente vídeos a publicitar produtos. Isto é muito evidente porque de repente, todos eles têm vídeos a promover um certo produto.. Há uns meses foi o hambúrguer de cogumelos portobello da cadeia de fast-food Carl’s Jr. Depois foi o Ford Fiesta. E na última semana tem sido o telemóvel da Google – Nexus One.

Muitas pessoas criticam nesses vídeos o facto de serem explicitamente a fazer publicidade de algo. Eu não partilho o ponto de vista deles. Aquele é o emprego deles e se têm que fazer publicidade de vez em quando, que seja. E na maior parte das vezes, os vídeos de publicidade são até bem criativos, por isso não fazem mal a ninguém.

De qualquer forma.. Eu estava a pensar se alguma vez os youtubers famosos serão famosos fora do youtube, em vez da sua actual fama esotérica.

Por exemplo, nos filmes, os actores são tão famosos que existem revistas só para falar deles e qualquer coisa que façam aparece nos tele-jornais, etc. Será que alguma vez os youtubers chegarão a esse nível? Alguma vez o Youtube será assim tão comum?

Claro que é muito menos interessante mostrar nas notícias vídeos de pessoas que já passam o tempo a mostrar a vida deles a toda a gente.. [nota: a maior parte dos youtubers que mostrei são famosos não por falarem da vida deles, mas normalmente têm outro canal no Youtube em que falam da vida deles]

O que é que vocês acham? Alguma vez o Youtube vai ter tanta importância e ser tão normal como o cinema ou televisão?

Sobre Ricardo Jorge

Citizen of the Internet, blogger and aspiring game developer.
Esta entrada foi publicada em Perspectiva, Sem categoria com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a “Celebridades” do Youtube?

  1. “Alguma vez o Youtube vai ter tanta importância e ser tão normal como o cinema ou televisão?”

    Acho que sim, conforme aumenta a inclusão digital e inclusão da banda larga, creio que o Youtube será cada vez mais popular, até atingir o patamar da televisão, por exemplo.

    • Obrigado pelo comentário e opinião. Eu também acho que à medida que as pessoas vão tendo mais e mais internet, também estas coisas vão deixar de estar reservadas aos “geeks” =D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s